Medicina Desportiva

Para uma vida saudável

Exames
em Medicina Desportiva

Os exames médicos constituem um instrumento imprescindível para aferir a aptidão ou inaptidão dos praticantes desportivos para o desempenho da sua prática, representando um importante meio de triagem de determinadas patologias ou situações clínicas, principalmente na população jovem. A realização de exames de avaliação médico-desportiva é condição necessária para que qualquer praticante desportivo, árbitro, juíz e cronometrista se possa inscrever, no início de cada época desportiva, na respectiva federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública desportiva.

Normativas
Medicina Desportva

Os exames de avaliação médico-desportiva são obrigatórios para: Praticantes desportivos inscritos no regime de alto rendimento; Praticantes desportivos filiados, ou que se pretendam filiar, em federações dotadas de utilidade pública desportiva; Árbitros, juízes e cronometristas filiados, ou que se pretendam filiar, em federações dotadas de utilidade pública desportiva. Pode ser realizado por qualquer médico mediante o preenchimento de impresso próprio para realização do exame. Não é exigida especialização ou uma particular qualificação médicas para a realização do exame de avaliação médico-desportiva geral, exceptuando os casos seguintes:

Praticantes inscritos no regime de alto rendimento; nos casos em que se mostre justificado o aconselhamento médico-desportivo face a contra-indicações relativamente à modalidade que pretendem praticar; no caso de sobreclassificação de um praticante desportivo para além do escalão imediatamente superior ao correspondente à sua idade.

Legislação

Todo o praticante desportivo deve ser sujeito a exames médicos de admissão e aptidão à prática do desporto, com a periodicidade adequada à respectiva idade, sexo e modalidade desportiva

Decreto Lei

Sobre regime legal aplicável aos exames médico-desportivos

Decreto Lei

Estabelece o regime jurídico da medicina desportiva.

Decreto Lei